slide

23 fevereiro 2016

TELEJORNALISMO




Olá pessoal, eu dei uma pausa na minha pausa do blog para conversar com vocês sobre mais coisas do jornalismo, assunto que eu adoro abordar.
Se você está na faculdade, ou em curso técnico, escola, seja o que for, você já passou ou está prestes a passar pela fase do desânimo. Aquela fase que você não aguenta mais ir para aula, que precisa reforçar aquela voz interior que te obriga a sair de casa, talvez você não esteja mais tão animado com o curso, talvez você esteja pensando em largar só para ter mais tempo para dormir. É assim, a vida, principalmente a acadêmica e profissional tem seu altos e baixo, como qualquer outra categoria do nosso dia a dia.
Se você estiver passando por isso eu te digo, calma que acaba. Esse marasmo não será constante nem perpétuo. Vão existir ótimos momentos e experiências para te dar um gás, para te empurrar para frente com novos ou melhores propósitos, com as forças renovadas.
O meu ponta pé na bunda foi ontem, dia 22/02/2016. Na faculdade mesmo. Fui a uma aula Magna ministrada pelo Giulianno Cartaxo, apresentador do DF No Ar da Rede Record. Eu não sou tiete de quase nenhum apresentador/âncora/repórter da tv aberta (excessão do William Bonner), mas eu tinha a certeza de que ele teria muita experiência para nos passar.
A verdade foi que a aula dele foi muito inspiradora, ele é simpático e muito bom na profissão. Sai de lá com as energias e a paixão pelo jornalismo renovadas. Além de uma perspectiva, principalmente com a ala de telejornalismo, ampliada.
Eu não poderia deixar de compartilhar um momento tão gostoso com vocês, ai eu to aqui para trazer as melhores frases proferidas pelo Giulianno na palestra de ontem, e são a base, o arroz com feijão, como diz meu professor, do jornalismo. O que ele diz aqui é o que escutamos quase que diariamente dos nossos professores e o que devemos repetir como um mantra, para nunca esquecermos.


Acervo pessoal
1- SE ACHE O MELHOR PROFISSIONAL. E FAÇA POR ONDE SÊ-LO
2- JORNALISTA É JORNALISTA 24 HORAS POR DIA!
3- JORNALISMO COMUNITÁRIO É A BASE
4- INVESTIGAR NÃO É UM VERBO, É UMA FORMA DE VIVER!
5- CHECAR AS FONTES SEMPRE!
6- SÓ ERRA QUEM TENTA
7- FAÇA PORQUE AMA. FAÇA PORQUE GOSTA
8- JORNALISMO ONLINE É O FUTURO.

As experiências que este profissional vivenciou foram muito importantes para o crescimento dele e muito convidativas para nós, aspirantes, que ansiamos pela aventura e pelos serviços prestados pelo jornalismo.
Outro momento muito emocionante foi o assunto "polêmico" a respeito do certificado de jornalismo, o apresentador disse que "para você ser um jornalista tem que sentar a bunda na cadeira da faculdade para aprender muita coisa". É gratificante um estudante ouvir isso de alguém com prestigio, que sabe e entende como é o mercado, que exprime aquilo que precisamos ouvir, aquilo que é preciso ser dito. Não se desmotivem, o diploma é sim necessário e ele tá ai para provar isso.
Foi muito bom e eu espero ter mais chances como esta, claro que além dessas dicas e frases inspiradoras existem várias outras, agora espero que quem quer fazer jornalismo tenha novas perspectivas. E é claro, eu quero trazer muito mais assunto sobre jornalismo para vocês.

Nenhum comentário:

Postar um comentário