slide

22 setembro 2015

Uma curiosidade sobre o jornalismo: mascote

Olá queridos leitores,
hoje eu vim aqui trazer para vocês uma curiosidade do jornalismo. É algo que eu descobri recentemente, achei interessante, e vim compartilhar.
Você sabe qual é o mascote que representa o seu curso? Ou o símbolo dele? Não? Não acha que seja algo relevante?
Pois saiba que na sua formatura, o(a) organizador(a) do evento terá a obrigação de saber para inserir na cerimônia, além disso o mascote ou o símbolo pode ter uma grande carga moral e ética que resume bem a sua futura profissão ou o perfil adequado, e lhe servirá de guia em sua jornada. Como exemplo eu trouxe os símbolos ou mascotes do jornalismo:
Foca: a foca é destinada a representar os recém formados (novatos) ou que estão prestes a entrar no curso, representa aqueles com pouco ou nenhuma experiência, a foca é considerada um animal curioso e observa tudo ao redor, pois é algo novo para ele, além disso ela demonstra determinação. Há aqueles jornalistas que não gostam muito dessa representatividade.



Raposa: ah esse dá até um orgulho! A raposa é um animal que representa a astúcia e esperteza do profissional jornalista, tem os sentidos bem aguçados, principalmente visão e audição, e está sempre atento a tudo o que acontece a sua volta!
As semelhanças não são meras coincidências. Nós foquinhas buscamos sempre atender a essas características de sermos espertos, astutos e não deixar passar nenhuma informação.
A minha turma acabou de fazer camisetas e blusas de moletom com a raposa. E porque não a foca? Talvez para amaciar nosso ego?!



Fonte de pesquisa: http://paposdaraposa.blogspot.com.br/2014/09/os-simbolos-do-jornalismo.html
http://tatianavasco.blogspot.com.br/2009/01/podem-ate-me-chamar-de-exigente.html

E você, já sabe qual mascote ou símbolo do seu curso? Me conta aqui nos comentários que eu estou curiosa para saber.

4 comentários:

  1. Que legal, acho a raposa linda! <3
    Os Símbolos lindos de Letras são a Flor de Liz e a coruja (é também o mascote do curso de Pedagogia), pesquisando um pouquinho vi que tem muito haver com o curso, na verdade. Dizem que a escolha da coruja tem relação com o fato de ser um animal de hábitos noturnos, por representar a sabedoria e conhecimento... Pelas conversas que tenho com os colegas pude perceber que não sou só eu que só consigo escrever meus projetos, artigos e relatórios de madrugada, ahahahaha.
    A flor de liz não sei o motivo mas não acho tão maneiro quanto a coruja mesmo, ahahahah.

    ResponderExcluir
  2. kkk Viu só! Que símbolos legais, dá até um orgulho quando somos representados de maneira tão nobre, e melhor ainda quando nos identificamos.
    Fiquei curiosa sobre o significado da Flor de Lis e olha que legal: "A flor-de-lis é símbolo de poder, soberania, honra e lealdade, assim como de pureza de corpo e alma. É um símbolo usado no escotismo, na maçonaria, na alquimia e em algumas religiões.

    A palavra "lis" é de origem francesa e significa lírio ou íris. Em Heráldica (ciência dos brasões) representa uma das quatro figuras mais populares, juntamente com a águia, a cruz e o leão."
    http://www.significados.com.br/flor-de-lis/
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. A foca nunca foi mascote do jornalismo, é apenas o apelido do profissional iniciante. O símbolo do jornalismo sempre foi a raposa.

    ResponderExcluir
  4. A foca nunca foi mascote do jornalismo, é apenas o apelido do profissional iniciante. O símbolo do jornalismo sempre foi a raposa.

    ResponderExcluir