slide

09 setembro 2015

Amamentar, um ato que merece respeito

Em uma manhã enquanto passeava lenta e preguiçosamente pelo meu facebook li o comentário de uma ex colega de faculdade, a mesma não estuda mais na  instituição e nós nunca trocamos muitas palavras, e em algumas de suas idas para as aulas ela levou seus dois pequenos e lindo filhos.
Esse comentário, como muitos que eu ando lendo por essa bendita internet, me chocou a princípio, mas eu não quis desencadear uma extensa argumentação com ela que me renderia mais revolta, ao invés disso trago-lhes essa declaração para que possamos refletir a respeito do que ela diz:

"Acho ridículo mulher que amamenta mostrando os seios. 
É sim um momento íntimo entre mãe e filho, momento o qual não cabe a mais ninguém participar....
Gata quer mostrar as" tetas" mostra em casa, em praias de nudismo, nesses balneários europeus como ibiza que tu pode mostrar....
Aaahh para ne! Ja deu!"


                             (foto de uma campanha de conscientização tirada da internet)
Sem querer entrar muito em um discurso feminista apelo apenas ao direito de uma mãe alimentar o seu bebê quando este sentir fome, as mães não são mais prisioneiras de suas casa e de suas atividades domésticas, as mães hoje são mulheres  atarefadas que nos primeiros meses de vida de seus filhos precisam sair para resolver a vida de ambos, esteja onde estiver ela não só pode como deve dar o leite materno, que carrega tantos nutrientes. A OMS (Organização Nacional da Saúde) recomenda o leite materno como alimento exclusivo até os seis meses de idade e como complemento até os dois anos.
A amamentação além de sua função mais essencial e básica é a melhor forma de conectar mãe e filho, estreitar os laços e isso é sim um gesto íntimo e que não diz respeito a mais ninguém, independente de onde eles estiverem.
Em São Paulo a lei puni com uma multa de R$ 500 quem proibir as mães de amamentarem. 
Agora onde está o ato sexual em uma prática de sobrevivência? Porque eu não consigo enxergar.
Quando a mulher bem entender que deve mostrar os seios, porque são dela, ela pode usar quantos decotes ela quiser, ainda assim ela não estaria cometendo nenhum crime.
Minha intenção não é desmerecer a opinião da pessoa, apenas trazer esse debate, com minha opinião, apesar de não ter filhos ainda, achei o comentário absurdo e não imaginava que isso sairia de uma mãe.
Fui conversar com minha avó sobre isso. Ela tem 65 anos e 5 filhos, trabalhou de limpeza durante 25 anos e sustentou a todos com muita dificuldade, em uma época mais conservadora que a nossa. Perguntei a ela se ela amamentou seus filhos na rua, e ela declarou que com certeza: "os rapazes nos ônibus me davam os lugares no canto, para que eu pudesse dar de mamar com mais tranquilidade".
E em sua imensa sabedoria que nunca deixa de me surpreender ela me disse algo que eu levarei para o resto da vida: "quando uma moça se casa e tem filhos, o seu corpo e o seus seios não são mais dela, eles passam a ser de seu bebê".
E você, qual sua opinião sobre isso? Vamos conversar?

22 comentários:

  1. Vós <3
    Lembro da saudosa Dona Pina que também sempre me dava conselhos muito sábios. Sua vó está certíssima!
    Inclusive não sei o motivo de tanto rebuliço por conta de um ato tão lindo, amamentar é perpetuar esse vínculo tão único entre mãe e filho. Também não entendo quem acredita que amamentar em público seja ofensivo ou sexualizado. Já vi vários debates sobre isso e sobre a censura de imagens de parto; claro que cada um tem sua opinião mas ao meu ver a imagem de um parto não é vulgar. Aliás, que mundo é esse onde mulheres rebolando na tv é natural e um parto natural é vulgar?

    Vale a reflexão!
    Ótimo post e muito válido o debate.

    Beijão!

    ResponderExcluir
  2. Nem deveria servir de reflexão né Dri? Deveria ser algo universalmente natural. Infelizmente existem essas pessoas que acham que a amamentação em público remete a sensualização, a falta de pudor entre outras coisas.
    Felizmente existem essas avós sábias para nos abrir os olhos <3
    Que bom que gostou!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Concordo com você!
    Estou fazendo um trabalho para a faculdade sobre parto humanizado e vejo muita reclamação das mães quanto a amamentação.
    Dos olhares que recebem, como se não fosse uma coisa normal, né?!
    O que é um absurdo, deveria ser tratado com naturalidade como qualquer outra coisa!
    Adorei seu post, muito bem escrito!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. concordo plenamente, o ato de amamentar é considerado como o ato mais lindo que o ser humana faz, e isso é lindo!! adorei seu post, arrasou!! bjão

    ResponderExcluir
  5. Esse post deve ser divulgado mil vezes!
    Tem coisas na vida que temos apenas que aceitar... São as mentes sujas que veem maldade em tudo, o ato de amamentar é puro, é relação de amor e carinho entre mãe e filhos, e alimentação, não existe erotismo em tal ato =/
    Humanidade vê maldade em tudo, e outra, quem não gosta, é só não olhar, ne?

    Beijos Mari

    ResponderExcluir
  6. Mari Zavisch eu fico surpresa por saber que existe gente que olho com outros olhos a amamentação, até então eu me iludia achando que todos viam de forma natural, mas me enganei.
    Boa sorte com o seu trabalho, espero que consiga abrir os olhos de muita gente!

    ResponderExcluir
  7. Patrícia, que bom que gostou! É sim um ato lindo, mas tem quem discorde, vê se pode?!
    Volte sempre!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Mari que bom que concorde comigo. É difícil aceitar que certas pessoas possam ver erotismo no ato de amamentar, infelizmente essa é uma realidade que temos que lutar contra.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. é triste ver que esse ato de amor acaba sendo punido e banalizado, por isso muitas mães preferem dar mamadeiras ao seus filhos, sou totalmente a favor da amamentação, deviam punir além dos lugares as pessoas que julgam tal ato de amor e sobrevivência, pois a mãe está somente alimentando seu bebê.
    http://www.quemcasaquercasaouap.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi MOnique, infelizmente a mamadeira nos primeiros meses de vida não é recomendada, ta ai mais uma dificuldade que as mães enfrentam né?
    Também concordo com a punição.
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Eu adorei o post.
    Muito legal sua idéia e sua atitude para falar sobre o assunto.
    Existem muitas mães que tiram seu filho muito cedo da amamentação, e eu sou super a favor da amamentação até quando a criança quiser.
    Também concordo com a punição.

    www.indomavelbatom.com

    ResponderExcluir
  12. Realmente, é muito complicado tudo em nossa sociedade desde de aceitações é revoltante, e sempre tem os que vem criticar e não são poucos, é nessas horas que nos perguntamos o que essas pessoas querem a final de contas? Que vivemos apenas robotizados com coisas que a mídia impõe nas cabeças delas, só com o pensamento delas? Tanto também fechadas para mudanças e desenvolvimento da humanidade, tanto como este há outras tantas questões que sofrem por causa dessas criticas não é mesmo? Bom nem sei mais como terminarei esse comentário kkk. Mas seu post foi maravilhoso. *-*

    ResponderExcluir
  13. Adorei o assunto do seu post, realmente essa fase de amamentação é muito essencial na vida de qualquer recém nascido. Não vejo a hora de chegar minha vez! rs Bjs

    www.mayaravieira.com.br

    ResponderExcluir
  14. A maldade está nos olhos de quem vê, e isso é uma verdade mais que verdadeira, sem contar a ignorância desse pessoal, né. Não vejo problema das mães amamentarem em público, acho uma babaquice as pessoas implicarem tanto com isso, sinceramente.

    ResponderExcluir
  15. Olha, eu sinceramente não tenho uma opinião formada sobre isso, pelo simples motivo que não tenho o dom de ser mãe. Dizem que quando a mulher é mão ele perde a vergonha de muitas coisas (não sei rs). Mas acho que depende muito do lugar onde a mulher amamenta, em lugares mais "sisudos e sérios" acho que não custa nada a mulher colocar uma fralda para disfarçar. Em outros locais não vejo nenhum problema amamentar em público, eu nunca prestei atenção nisso então não conseguiria defender ou não uma opinião rsrs
    Bjs :)

    ResponderExcluir
  16. Oi Mulherzinhas SA, não tem problema nenhum não termos opinião formada sobre determinados assuntos não é mesmo? Quem disse que temos obrigação de formar opinião o tempo todo sobre tudo?!
    Eu também não sou mãe ainda, mas acho que não é uma questão de perder a vergonha, é uma questão de necessidade básica do ser humano, um instinto que vai muito além. Já presenciou o ato de amamentação? Uma mãe segurando a criança faminta e dando-lhe o leite? Não tem como chamar aquilo de ato indecoroso. Uma criança pode desenvolver sérios problemas de intestino inclusive, quando amamentado com algo que não seja o leite materno, sem contar como mencionei os laços entre ele e a mãe. Reservar a mamadeira somente porque está em público pode fazer com que ele não queira mais o peito, é o chamado desmamar.
    Na hora da fome do seu filho não existe lugares sérios. Afinal, qual executivo, empresário ou político nunca foi amamentado?
    A questão da fralda é uma escolha, se tiver um por perto ótimo, se não tiver, vai sem fralda mesmo!
    Muito obrigada por participar e trazer uma opinião diversificada! Achei interessante você dizer que não tem o dom de ser mãe, afinal é algo pouco discutido certo? Que tal falarmos sobre isso em um outro post? Topa participar?
    Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Olá Natália Santos, que bom que gostou do post e que concorda.
    Volte sempre, beijos

    ResponderExcluir
  18. Vih Paula, compreendo sua revolta com muitos aspectos revoltantes da nossa sociedade :/
    Não tem diferença como termina o comentário kkkkk o importante é que você participou!
    Obrigada.
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Mayara Vieira, é sim uma fase importante.
    Que bom que gostou do post!
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Nany, realmente isso pode ser chamado de babaquice!
    Obrigada
    beijos

    ResponderExcluir
  21. Oi gatona tudo bem?
    Suuuper concordo com você! É um ato tão lindo sabe! Eu não sou mãe, e pretendo ter filhos só após os 30, mas quero poder ter esse momento e sentir essa benção!
    Umbeijo :)
    https://vaibemcomtudo.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  22. Amamentar é um ato muito lindo e digno de respeito.

    Eu me sinto grata quando vejo uma mãe amamentando o seu filho, e o leite materno é tão importante para a criança.

    Adorei o texto.

    Beijos da Jay.

    ResponderExcluir