Pular para o conteúdo principal

5 Dicas para arrumar um estágio

Olá pessoal, hoje eu venho trazer algumas dicas para os estudantes, essas dicas servirão tanto para estudantes de diversas áreas, quanto para os estudantes de jornalismo.

Uma das coisas mais importantes na vida de um universitário é o estágio. Sabe aquele papo de aprender na prática? Então, você deve saber que esse é o melhor conselho de todos. Tudo o que seus professores te ensinam será aprimorado, e tudo o que eles não te ensinam será ensinado no estágio. Entendeu? Além do mais existem universidades que exigem estágio na grade de matérias.


Esse post portanto é para você meu/minha caro(a) amigo(a) que PRECISA de um estágio!

DICA N° 1- Procurar nunca é de mais! Eu superrecomendo que você saia correndo (depois que ler o post) e vá se inscrever em uma dessas empresas ou sites de interação empresa/escola, como o CIEE. Eles são especializados em ajudar os menores aprendizes, estagiários e empresas. Vale esses grupos de redes sociais e outros sites também. Mas tão importante quanto se inscrever é manter seu cadastro sempre atualizado e monitorar as oportunidades que surgem sempre! Entre TODO DIA.

DICA N° 2- Guarde seus trabalhos! Ok, você pode até ignorar o fato de que precisa de um portfólio, mas guarde seus trabalhos de escola, faculdade, cursinho e afins. O pessoal de jornalismo: tem que guardar aquelas matérias que o prof manda fazer. Porque se você não tem experiência isso pode te ajudar!

DICA N° 3- Dinheiro não é tudo. Não fique seletiva(o) de mais com as bolsas (remuneração) isso não é o principal! Procure os que não são longe de mais da sua casa, porque ônibus é uma luta todos os dias, e escolha aqueles com atividades que vão te dar experiência, vão te ensinar e te desafiar.

DICA N°4- Não se prejudique. Você tem que lembrar que o estágio é um auxílio e um começo para a sua carreira, ele tem que te beneficiar acrescentando experiência e aprendizados que a faculdade não pode te dar. Mas você não pode prejudicar sua vida acadêmica por causa do trabalho! Então escolha um estágio com um horário que vai te proporcionar momentos para as obrigações acadêmicas e para comparecer às aulas!

DICA N° 5- Se não tem experiência, procure aprender! Falta de experiência é um dos empecilhos para o mercado de trabalho. Mas alguém em algum momento tem que te dar o ponta pé inicial! Se isso está te prejudicando tente fazer cursinhos, palestras ou oficinas. Presencial ou a distância. Algumas faculdades oferecem estágio não remunerado então tente por um tempo você vai aprender tanto quanto. Para os jornalistas desbravar o mundo é sempre bom. Cobrir eventos com fotos e reportagens como passa tempo é uma boa escolha.

(as fotos deste post são de minha autoria;) )

Então é isso gente! Espero que eu tenha ajudado vocês de alguma forma, não se esqueçam de aproveitar suas oportunidades ao máximo. Qualquer dúvida é só comentar aqui em baixo ou enviar um e-mail que eu prometo responder todo mundo.

Até nosso próximo papo.

Comentários

  1. Gostei da postagem !!! ótimas dicas para quem está começando.
    bjs
    www.grazielamendes.com

    ResponderExcluir
  2. Ótimas dicas, eu faço estagio e pra quem ta querendo um seu post esta super completo :)
    http://eesmaltecia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. que bom que vc acha que o post está completo, qualquer sugestão é só deixar aqui nos comentários. Já estou seguindo seu blog, e vc já está seguindo o Let's talk?
    bjs

    ResponderExcluir
  4. Ainda não comecei, mas é de grande de utilidade para todos. Gostei do post :)

    ResponderExcluir
  5. Gostei muito do post, é um grande incentivo, vou começar a procurar estágio de administração agora, me deu uma luz. Beijos!
    www.dezoitodetalhes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Adorei a postagem eu ja completei a minha carga de estagio e foi bem difícil achar uma vaga. Adorei seu post ótimas dicas. wwww.thesabrinadiares.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Obrigada! Caso tenha alguma sugestão é só dizer aqui nos cometários

    ResponderExcluir
  8. Concordo com tudo que escreveu, é bem assim mesmo, tem-se que começar de algum ponto e se ficar escolhendo muito nada se faz. Escreve muito bem, futura colega de profissão, rs Bjus e depois dê uma passadinha aqui-> Fashion Nota de Moda

    ResponderExcluir
  9. Adorei as dicas.

    Muito úteis e escritas de forma simples e clara para muitas pessoas que estão ou irão para essa fase do nosso percurso formativo.

    Já faz alguns anos que fiz o meu, mas cresci muito como ser humano e ajudou-me a conhecer o mercado de trabalho.
    Sucesso

    Beijo
    www.dicavari.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Excelentes dicas. Com certeza vai ajudar muitas pessoas que necessitam encontrar estágios. Parabéns pela iniciativa.
    Beijos!
    www.rubiasolbakken.com

    ResponderExcluir
  11. Ótimas dicas!
    é importante encarar o estágio como aprendizado não visando apenas o retorno financeiro.
    https://viciomatiz.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  12. Ameiii seu blog Barbara esta de parabéns,adorei as dicas de como procurar um estagio...

    O seu fundo de tela com aquela xícara é mtoooo DIVA.bjusss e mtoo sucesso.

    ResponderExcluir
  13. Amei as dicas e veio em boa hora . . Vou precisar mesmo . . Sou estudante de jornalismo e amo isso.
    Sucesso linda
    http://sweetsafira.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Adorei as dicas, e passarei pra meu irmão que esta se formando em Ciências Contábeis.
    http://michelineramalho.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Ótimas dica Barbara, quando arrumei o meu primeiro estágio o meu diferencial foi o meu blog, estava indo para o segundo período, concorrendo a uma vaga com a galera do 5º a 7º período e decidi colocar o meu blog no curriculum e foi algo que me ajudou, não devemos ter vergonha do nosso trabalho por mais simples que seja o blog ele faz diferença é algo a seu favor.

    Beijos!
    http://www.caprichadissimas.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Thaís, é uma ótima dica a que você deu, eu não coloquei o meu no currículo pq fui boba e fiquei envergonhada, mas não repito esse erro. Beijos e parabéns por ter conseguido a vaga :D

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Uma curiosidade sobre o jornalismo: mascote

Olá queridos leitores,
hoje eu vim aqui trazer para vocês uma curiosidade do jornalismo. É algo que eu descobri recentemente, achei interessante, e vim compartilhar.
Você sabe qual é o mascote que representa o seu curso? Ou o símbolo dele? Não? Não acha que seja algo relevante?
Pois saiba que na sua formatura, o(a) organizador(a) do evento terá a obrigação de saber para inserir na cerimônia, além disso o mascote ou o símbolo pode ter uma grande carga moral e ética que resume bem a sua futura profissão ou o perfil adequado, e lhe servirá de guia em sua jornada. Como exemplo eu trouxe os símbolos ou mascotes do jornalismo:
Foca: a foca é destinada a representar os recém formados (novatos) ou que estão prestes a entrar no curso, representa aqueles com pouco ou nenhuma experiência, a foca é considerada um animal curioso e observa tudo ao redor, pois é algo novo para ele, além disso ela demonstra determinação. Há aqueles jornalistas que não gostam muito dessa representatividade.



Raposa: ah…

Como transformar seu dia

Ela acorda pela manhã às 6:00, não dá tempo de colocar aqueles 5 minutos a mais no despertador, é preciso correr e se arrumar, mal da tempo de assimilar as coisas ao seu redor, ou de espantar o sono. Nessa fração de segundo, entre chutar o edredom e pisar na cerâmica gelada, o pensamento de desistir do seu dia assola sua mente, será que se faltasse do serviço só por hoje seria demitida? Por que ela não podia se permitir ser mais irresponsável? Tão rápido quanto veio o pensamento se dissipa, onde já se viu? A dificuldade 2x pior na vida de outras pessoas, os planos para o futuro, aqueles que dependem dela e até o mimo no fim do mês são desculpas suficiente para seguir em frente.
Seu dia começou.
Novamente.
Mais doses daquela rotina construída.
Seu dia tem tudo para ser como todos os outros.
Ela entra no metrô, abre um livro e se perde na rotina de outra pessoa, cavalga suavemente nas palavras que descrevem uma vida que não é sua. O fato de estar em pé e ter que ficar com o braço levan…

Playletras da superação

Olá queridos leitores. Já fazia um tempão que eu não fazia Playletras né? Para compensar eu trouxe uma lista com um propósito nobre. No playletras de hoje eu quero pedir que você baixe essas músicas, pode ser no celular ou no computador, de preferência quando estiver sozinho, escute em volume alto e preste atenção na letra. Deixe sua mente vagar pela mensagem porque as canções de hoje foram feitas e selecionada para ajudar você a superar, seja um término, seja pessoas ruins na sua vida, escolhas ruins ou erros que você não consegue deixar para traz, essas bandas de rock querem te incentivar a seguir em frente, então aperte o play and move on!
1° Pitty- Serpente A baiana Pitty é aquela melhor amiga que te manda a real! Ela vai te dizer o que você precisa escutar não o que você quer. Recentemente ela passou por uma fase bem difícil mas transformou essas experiências em um álbum de superação, a melodia é cheia de instrumentos diferentes que nos embalam em uma leve alegria e ainda remete…