slide

12 janeiro 2015

Quem é você, Alasca?

Miles Halter é um garoto inteligente, sem muitos amigos, para não dizer nenhum, e ele ama ler biografias pois é nelas que ele encontra últimas palavras das grandes personalidades e as coleciona. As últimas palavras do poeta François Rabelais "Saio em busca de um Grande Talvez" levam o adolescente a se matricular no colégio interno Culver Creek. 
Apelidado de Gordo no primeiro dia, o garoto começa a viver aventuras e conhecer novas pessoas, entre elas está Alasca, uma menina no mínimo interessante, de personalidade forte, impulsiva, inteligente e sensual que muda tudo e que irá guiá-lo ao seu Grande Talvez.
"Eu era um palerma. Ela era apaixonante. Eu era irremediavelmente sem graça. Ela era infinitamente fascinante. Então voltei para o meu quarto e desabei no beliche de baixo, pensando que, se as pessoas fossem chuva, eu era garoa e ela, um furacão"
Quem é você, Alasca? é o primeiro livro escrito por John Green. Eu adquiri a versão para colecionadores que até então é da editora Martins Fontes com uma capa bem bonita.


Pra início de conversa este não é o melhor livro que eu li do John, mas não foge da receita original que é composta por: lágrimas, risadas e boas lições.
A história que foi baseada nas experiências do próprio autor no colegial, me levaram a uma rotina muito cansativa de bebidas, cigarros e distúrbios de personalidade de Alasca, mas a inteligência dos personagens te mantem presa na expectativa de novas descobertas.
Sinceramente não depositei esperanças em um possível romance entre a Alasca e o Gordo, não gostei muito dela pois era muito instável, o que me agradou foi ver o crescimento e o desenvolvimento dele, compartilhar de suas dúvidas, revoltas, desejos e as vezes me irritar por causa da obsessão repetitiva dele no final. 
Enfim, gostei de ver o Miles cativando e sendo leal aos novos amigos, se aventurando e se arriscando, se questionando sobre das questões profundas que rodeiam a vida. Eu comecei a enxergar o Grande Talvez logo no meio do livro quando não tinha muita coisa acontecendo pois ele já não conseguia volta à sua vida normal e sem graça.
Quem é você, Alasca? é cheio de dúvidas das quais quando jovens, pensamos pouco, é uma leitura que eu recomendo. 


Se você gostou comente, pode sugerir outros livros e colocar sua opinião.
Até nosso próximo papo literário.

3 comentários:

  1. Já vi várias amigas minhas lendo o livro, porém nunca me interessei. Parece ser interessante e realmente fiquei curiosa para ler. hahah

    Blog: http://eaidebs.blogspot.com.br/
    Facebook: https://www.facebook.com/eaidebs?fref=ts

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que goste Débora Braga, adorei seu blog. ;D

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir